Breve Histórico

Confira abaixo a Históriaa do município de Nipoã:

História - Município de Nipoã

 

A história de Nipoã, ligada a expansão do noroeste do Estado, tem um marco nos anos imediatamente anteriores a 1904, quando Presciliano Pinto de Oliveira e seu irmão Manuel Pinto de Oliveira, proprietários da vasta fazenda “Boa Vista da Cachoeira do Avanhandava”, doaram uma pequena parte de suas terras, lavrou o cruzeiro que foi erguido em 8 de setembro de 1904 seguindo-se a reza do terço, em louvor a Padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida.

Estava deste modo, fundada Boa Vista da Cachoeira, primitivo nome do atual município de Nipoã. Em, 1917 deu-se a transferência do cruzeiro para o centro do patrimônio, estabelecendo se definitivamente ao seu redor, o primeiro núcleo de casas, com as poucas famílias que resolveram se radicar ali.

Tornou-se Distrito de Paz pela Lei nº 1.944, de 18 de Abril de 1923, sendo incorporado ao município de Mirassol pela Lei Nº 2.007 de 23 de Dezembro de 1924. Treze anos mais tarde, seria incorporado ao município e comarca de Monte Aprazível, pela Lei 3.112, de 26 de Outubro de 1937.

 

História - Município de Nipoã

 

Foi elevada a categoria de município pela Lei Nº 2.456 de 30 de Dezembro de 1953, na Comarca de Monte Aprazível, com sede na vila de igual nome e com o território do respectivo distrito mais, área desmembrada do distrito da sede do município de Planalto. O município foi instalado a 1º de Janeiro de 1955, constituído de um único distrito, o de Nipoã.

Segundo os naturais do lugar, baseado em pesquisas lingüísticas, o nome do município derivou se da palavra tupy-guarani “Nhu-puan”, que quer dizer Campo Redondo.

Data da Emancipação Política: 1º de Janeiro de 1955;

Altitude: situada a 439 metros de altitude;

Longitude – Latitude: a sede do município apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 490 48’ de longitude oeste e 200 58’ de latitude sul;

Clima: Quente com inverno seco, temperaturas acima de 26º no mês mais quente, e menor que 18º no mês mais frio. Precipitação pluvial variando entre 1.100 a 1.300mm anuais;

Região Administrativa: Nipoã pertence à 8ª Região Administrativa;

Região Geográfica: Nipoã está localizado na Região de São José do Rio Preto, aproximadamente 60 km;

Extensão Territorial: O Município abrange uma área de 154 mil m²;

Distância da Capital do Estado: 511 km;

Distância da Capital Federal: 825 km;

População: 7.000 habitantes;

Densidade: 28,32 hab/km²;

Eleitores: 4.500;

Empresas com CNPJ: 98 unidades;

Indústrias de Transformações: 18 unidades;

Comércio: 56 unidades;

Distribuidora de Energia Elétrica: Elektro;

Distribuidora de Água: Sabesp;

Telecomunicações: Embratel – Telefônica;

Agências Bancárias: 01 agência;

Unidades Ambulatoriais: 01 unidade;

Matrículas Ensino Fundamental: 740 matrículas;

Matrículas Ensino Médio: 258 matrículas;

Matrícula Pré-Escola: 102 crianças;

Poder Executivo: Prefeito - Luciano Cezar Scalon e Vice-Prefeito - Romildo Cavatão;

Padroeiro da Cidade: Nossa Senhora da Aparecida;

Nome da Igreja Matriz: Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida;

Área de Lazer: Pedreira do Córrego do Moinho;

Datas Importantes: dia da Padroeira (12 de outubro) e aniversário de Emancipação Política (08 de setembro), com a realização da EXPOÃ – Exposição Agroindustrial de Nipoã.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!