Notícias

Departamento de Meio Ambiente comemora Dia da Árvore


Foi celebrado nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore, com a implantação do Plano Piloto de Floresta Urbana, que procura conscientizar as pessoas sobre a importância da natureza e de sua preservação.

Nesse contexto, é importante lembrar que 61,5% do território brasileiro ainda são cobertos por florestas, segundos dados do Ministério do Meio Ambiente. E mais que isso: em um cenário global, nosso país possui 28,3% das florestas do planeta, conforme estudo feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

Vale ressaltar que essa é uma das iniciativas realizadas para combater o desmatamento e que o primeiro passo é enxergar que qualquer espécie viva depende das árvores para garantir a sua sobrevivência. Ter “consciência verde” é muito mais que plantar uma muda, é respeitar o meio ambiente, investir no desenvolvimento social e na obtenção de lucro consciente.

A ‘Floresta Urbana' tem por objetivo proporcionar espaço de absorção de água da chuva e de sombra nos dias de céu aberto, além de melhorar o aspecto urbanístico do município. "Esse é um projeto piloto e nossa intenção é, após esta primeira experiência, expandi-lo para outras localidades", disse o responsável pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, João Ivan Giacon.

Segundo ele, a Rua Antonio Caetano Rossetti e Rua Fermino N. de Oliveira foram escolhidas para ser piloto do projeto por possuir calçadas ecológicas e atenderem os critérios de acessibilidade, visto ser área viária carente de arborização. A ação faz parte das comemorações da Prefeitura pelo Dia da Árvore, mas também atende uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo Programa Município VerdeAzul - PMVA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.


Outras Notícias

Fique por dentro

O Presidente da Câmara Municipal de de Nipoã-SP, vereador, Rodrigo Ruiz, na companhia dos assessores municipais esteve no período de recesso parlamentar na Capital Paulista em recursos para o munic...

Leia Mais

Passada a temporada de inverno e com as temperaturas batendo recordes, os banhistas poderão voltar a desfrutar da piscina municipal. A Prefeitura de Nipoã reabriu uma das principais áreas de lazer...

Leia Mais

    A Câmara Municipal de Nipoã realizou de maneira excepcional, nesta quarta (27/09), a 40.ª Sessão Ordinária no Plenário “Antônio Ferreira Santana”. Os trab...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Nipoã aprovou, na sessão desta terça-feira (12), o novo piso salarial dos monitores de educação infantil. A votação em primeiro e segundo turno foi unânime, com o apoio dos 9...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!